10 dicas para usar lentes de contato com segurança

Se você precisa usar lentes de contato, seja por estética ou saúde, deve prestar mais atenção à alguns hábitos no dia a dia que, ao serem ignorados, podem colocar em risco a sua visão.

Pensando nisso, separei 10 dicas para usar as lentes com segurança. Elas vão te ajudar a manusear corretamente, higienizar e evitar traumas e infecções oculares.




Vamos lá?

1 – No momento da compra, obedeça as orientações do seu oftalmologista – As lentes podem ser rígidas, gelatinosas e híbridas, e somente um profissional pode definir a melhor opção para o seu caso.

2 - Lave bem as mãos sempre que for manusear as lentes de contato – Se possível, utilize água e sabão.

3 - Não utilize se estiver com os olhos vermelhos ou irritados – Nesse caso, ao notar alguma sensibilidade, é preciso, primeiramente, consultar um oftalmologista.

4 – Fique atento (a) ao uso das lentes ao fazer exercícios ou durante viagens à praia - Situações como essas favorecem a contaminação por conta do suor, água salgada e areia.

5 - A higienização das lentes deve sempre ser feita com produtos específicos – Soro fisiológico não é suficiente para limpar, por isso, utilize as soluções recomendadas pelo fabricante.

6 - Respeite o prazo de validade indicado pelo fabricante na embalagem – Normalmente, as lentes possuem duas datas de validade: uma para quando estão lacradas e outra a partir da abertura da embalagem. Faça o descarte dentro do prazo!

7 - Faça faxina no estojo e troque o recipiente se ele estiver sujo, riscado ou amassado - Um estudo revelou que os riscos de contaminação dos estojos são maiores quando as pessoas trocam a solução de limpeza por uma marca diferente da qual estão acostumadas ou quando não secam o estojo corretamente.

8 - Não durma com as lentes de contato – Passar a noite com as lentes nos olhos prejudica a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima.

9 – Tenha cuidado com a maquiagem - As lentes devem ser colocadas antes da aplicação da maquiagem e retiradas antes da remoção. Além disso, use sombras em creme à base de água, e não em pó, pois há menor risco do produto invadir os olhos; dê preferência a produtos específicos para usuários de lentes de contato ou hipoalergênicos; não compartilhe sua maquiagem com outras pessoas e não use saliva para lubrificar pincéis ou qualquer material.

10 – Se possível, mantenha um par de óculos reserva recomendado pelo oftalmologista – Em casos de vermelhidão, irritação ocular e até mesmo viagens à praia, em que não se deve utilizar as lentes, é possível substituir pelos óculos e não ter nenhum prejuízo na visão.

Restou alguma dúvida? Conte comigo!

71 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves