13 sinais de que os olhos dos filhos não estão bem



O olhinho das crianças começa a funcionar efetivamente ainda durante a gestação, quando por volta do sétimo mês já se torna capaz de notar as diferenças de claridade. Ao nascer, ele continua seu processo de evolução gradativa até atingir a maturidade aos 8 anos de idade.

Ao longo desse período, podem surgir diversos problemas de desenvolvimento, infecções e traumas que atrapalham a visão e, consequentemente, a qualidade de vida. Em função da dificuldade de verbalização muito comum nas crianças, é responsabilidade dos pais notar qualquer irregularidade que indique que os olhos dos filhos não estão bem.

Aqui estão alguns detalhes em que os pais devem se atentar quando o assunto é a visão dos pequenos:

- Há algum desvio ocular? - Você notou um reflexo branco ou amarelo? - Os olhos estão muito sensíveis à claridade? - Eles têm ficado vermelhos com bastante frequência? - A pupila ou a córnea, no centro do olho, estão esbranquiçadas? - Os olhos não acompanham o movimento dos brinquedos ou da mão dos pais? - Na fase escolar, a criança precisa se aproximar ou se afastar muito de um objeto de leitura? - Ela se queixa da sensação de uma nuvem de fumaça sobre os olhos? - Ela pisca muitas vezes ao focar em um objeto? - Há dor de cabeça ao ler ou ver TV? - Há lacrimejamento excessivo? - Há queixa de tontura frequente após a leitura? - Você tem notado inflamação frequente nas pálpebras, popularmente chamada de terçol?

Se você é capaz de responder SIM a essas questões, é hora de procurar um oftalmologista. Esses sintomas são comuns e podem indicar uma série de complicações oculares, das simples às complexas, e um diagnóstico precoce será determinante para um tratamento efetivo.

E lembre-se: as consultas oftalmológicas devem fazer parte da sua rotina e de seus filhos, sendo feita pelo menos uma vez por ano.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia.


84 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves