Cílios virando para dentro dos olhos? Entenda mais sobre essa condição



Junto das pálpebras, os cílios funcionam como protetores dos nossos olhos, auxiliando na retenção de poeira e pequenos corpos estranhos que podem prejudicar a saúde da nossa visão. Entretanto, se as suas estruturas de sustentação não estiverem funcionando corretamente, eles podem trazer muitos problemas.

O entrópio é uma doença que representa bem esse cenário. Nela, a pálpebra se dobra para dentro, ficando invertida e fazendo com que os cílios mantenham contato direto com o globo ocular. Esse quadro leva à irritação, comprometimento da acuidade visual, vermelhidão na conjuntiva, lacrimejamento excessivo, alta sensibilidade à luz, sensação de areia nos olhos e, a longo prazo, infecções, lesões e úlcera de córnea.

De modo geral, o entrópio está ligado ao envelhecimento e acomete, em maior número, os pacientes com mais de 75 anos. Neles, a principal causa é a perda natural de resistência muscular nas pálpebras, mas também pode ocorrer em função de traumas, cicatrizes e respostas inadequadas a cirurgias oftalmológicas.

É importante ressaltar que a doença não é exclusiva dos idosos. Há também o entrópio congênito, um caso raro motivado por más formações, hipertrofia, ausência de musculatura palpebral, espasmos, microftalmias, síndromes e lesões prévias.

Como tratar? A intervenção consiste em reposicionar os músculos e dar sustentação às estruturas. Nesse processo, um oftalmologista especialista em plástica ocular realiza uma espécie de encurtamento da pálpebra através de uma incisão no canto da região periocular, sutura pontos de fixação e pode ainda retirar bolsas de gordura.

Antes disso, para aliviar as irritações, são recomendadas lágrimas artificiais e pomadas oftálmicas.

Para controlar os sintomas e evitar complicações, é imprescindível consultar um oftalmologista. Ao notar alguma irregularidade nos olhos, procure um médico.

Fonte: Morano FG, et. al. Entrópio senil da pálpebra inferior: cirurgia baseada na etiopatogenia. Rev. Bras. Cir. Plást.2010;25(2):231-237

Taliana, B. et al. Entrópio congênito primário da pálpebra superior. Rev Bras Oftalmol. 2008; 68 (1): 53-8.


270 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves