
Os pequenos já estão de férias e, na maioria das famílias, passarão os próximos dias ao lado dos pais. Essa época do ano é muito importante para estreitar os laços, por isso separei algumas dicas que podem te ajudar a cuidar da visão das crianças de forma divertida.
Alimentação balanceada e criativa Uma alimentação saudável é determinante para o bem dos olhos. Por isso, invista em uma dieta rica em peixes, ovos, leites e derivados, frutas, verduras e legumes, e aproveite os momentos livres para cozinhar junto com os filhos.
Quer uma lista de compras? Aqui está: couve, espinafre, mamão, cenoura, caju, atum, leite, manteiga, alface, brócolis, rúcula e milho. Com isso você capricha na ingestão de ômega 3 e vitaminas.
Para aqueles que se recusam a experimentar esses alimentos, pode ser interessante montar figuras e desenhos e conversar bastante sobre os benefícios nutritivos.
Brincar ao ar livre Alguns minutos de futebol, natação, vôlei, corrida e ciclismo podem trazer anos de benefícios aos olhos, pois os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, o transporte de oxigênio e nutrientes para as células (inclusive as da visão).
Além disso, ao brincar mais tempo ao ar livre, as crianças controlam a exposição aos aparelhos eletrônicos que podem causar fadiga ocular e estimular a vermelhidão, lacrimejamento excessivo e dor de cabeça.
Ensinar bons hábitos de higiene e segurança Mãos limpas preservam o corpo todo! Por isso, converse com as crianças sobre a importância de lavar as mãos regularmente e evitar ao máximo levá-las aos olhos, boca e nariz.
Além disso, explique detalhadamente quais as ações preventivas para segurança a serem tomadas, especialmente nos momentos de brincadeira que parecem inofensivos. Jogar futebol, brincar com bola ou manusear carrinhos e bonecas pode parecer simples, mas são capazes de lesar os olhos e trazer consequências sérias.
Outro hábito extremamente importante é reconhecer o papel dos óculos de sol na proteção dos olhos. Na praia, piscina ou passeios ao ar livre, as crianças devem entender os perigos dos raios UVA e UVB para a pele e visão. Para estimulá-los, deixe-os escolher o modelo que mais se adeque ao seu estilo, além de ensaiar combinações com as roupas.
Conversar sobre a importância do médico Visitar um médico não deve ser visto como algo negativo ou que desperte medo nas crianças. Busque um profissional que mantenha boa relação com seus filhos e o acompanhe ao longo dos anos, estabelecendo uma relação de confiança. Nesse sentido, para cuidar dos olhos, sua melhor opção é buscar um oftalmologista pediatra, acostumado com olho infantil e preparado para se comunicar com os pequenos.
Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
30 visualizações