Como cuidar da visão do seu filho de forma divertida?



Os pequenos já estão de férias e, na maioria das famílias, passarão os próximos dias ao lado dos pais. Essa época do ano é muito importante para estreitar os laços, por isso separei algumas dicas que podem te ajudar a cuidar da visão das crianças de forma divertida.

Alimentação balanceada e criativa Uma alimentação saudável é determinante para o bem dos olhos. Por isso, invista em uma dieta rica em peixes, ovos, leites e derivados, frutas, verduras e legumes, e aproveite os momentos livres para cozinhar junto com os filhos.

Quer uma lista de compras? Aqui está: couve, espinafre, mamão, cenoura, caju, atum, leite, manteiga, alface, brócolis, rúcula e milho. Com isso você capricha na ingestão de ômega 3 e vitaminas.

Para aqueles que se recusam a experimentar esses alimentos, pode ser interessante montar figuras e desenhos e conversar bastante sobre os benefícios nutritivos.

Brincar ao ar livre Alguns minutos de futebol, natação, vôlei, corrida e ciclismo podem trazer anos de benefícios aos olhos, pois os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, o transporte de oxigênio e nutrientes para as células (inclusive as da visão).

Além disso, ao brincar mais tempo ao ar livre, as crianças controlam a exposição aos aparelhos eletrônicos que podem causar fadiga ocular e estimular a vermelhidão, lacrimejamento excessivo e dor de cabeça.

Ensinar bons hábitos de higiene e segurança Mãos limpas preservam o corpo todo! Por isso, converse com as crianças sobre a importância de lavar as mãos regularmente e evitar ao máximo levá-las aos olhos, boca e nariz.

Além disso, explique detalhadamente quais as ações preventivas para segurança a serem tomadas, especialmente nos momentos de brincadeira que parecem inofensivos. Jogar futebol, brincar com bola ou manusear carrinhos e bonecas pode parecer simples, mas são capazes de lesar os olhos e trazer consequências sérias.

Outro hábito extremamente importante é reconhecer o papel dos óculos de sol na proteção dos olhos. Na praia, piscina ou passeios ao ar livre, as crianças devem entender os perigos dos raios UVA e UVB para a pele e visão. Para estimulá-los, deixe-os escolher o modelo que mais se adeque ao seu estilo, além de ensaiar combinações com as roupas.

Conversar sobre a importância do médico Visitar um médico não deve ser visto como algo negativo ou que desperte medo nas crianças. Busque um profissional que mantenha boa relação com seus filhos e o acompanhe ao longo dos anos, estabelecendo uma relação de confiança. Nesse sentido, para cuidar dos olhos, sua melhor opção é buscar um oftalmologista pediatra, acostumado com olho infantil e preparado para se comunicar com os pequenos.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia.


30 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves