Como usar o computador sem comprometer a saúde dos olhos?



Você já parou para pensar em quantos minutos (ou até mesmo horas) por dia que você passa em frente ao computador? E qual tem sido o cuidado com a saúde ocular nesses momentos?

Em meio à correria do trabalho ou a diversão proporcionada pelos computadores, ficamos muito tempo com os olhos fixos na tela, não lembramos de tirar pausas e não respeitamos uma distância segura. Esses hábitos, apesar de parecerem simples, podem evitar uma série de desconfortos ligados à fadiga ocular, como visão turva, alteração na percepção das cores, maior sensibilidade à luz, olhos vermelhos, secos e dor de cabeça.

Para que você possa desfrutar dos eletrônicos de uma maneira mais produtiva e segura, aqui estão algumas dicas levantadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia:

- Posicione a tela do computador a aproximadamente 60cm de distância dos olhos e ligeiramente para baixo;

- Certifique-se de que não é necessário fazer esforço para enxergar o conteúdo da tela;

- Mantenha a tela limpa para não comprometer a visibilidade;

- Configure o texto para que esteja com letras escuras em partes mais claras, como o preto no branco;

- Pisque mais vezes;

- Equilibre o brilho da tela de acordo com o brilho do local em que você está;

- Não coloque o computador diante de uma janela, evitando, assim, o excesso de luz na direção dos olhos;

- Evite utilizar o computador em ambientes de baixa luminosidade;

- Evite luzes diretas nos olhos, como das luminárias de mesa.

- A cada 20 minutos, desvie o olhar da tela do computador, focando em um ponto fixo a 6 metros. Faça isso por 20 segundos.

- Caso haja algum sintoma de irritação ocular, não se automedique. Procure um médico e avalie cautelosamente a situação.

É importante ressaltar que essas dicas também valem para os filhos, e é responsabilidade dos pais fazer o controle do tempo e condições de uso dos computadores pelos pequenos.

Você conhece o Palming?

O Palming é um exercício fácil de ser realizado para proporcionar o descanso total da visão. Você pode praticá-lo da seguinte forma:

1º - Encontre uma posição confortável. 2º - Friccione as mãos para aquecê-las, feche os olhos, e cubra-os de 03 a 05 minutos com as palmas das mãos em formato de concha; 3º - Impeça a entrada de luz e não exerça pressão sobre os olhos.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizar sessões de 03 a 05 minuto a cada 1 hora é muito importante se você estiver trabalhando no computador, lendo, ou exercendo alguma atividade cansativa para os olhos.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Revista Veja Bem. Ed 06. Ano 03. 2015. P. 07.

35 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves