Crianças podem ter dificuldades para ler mesmo com exames oftalmológicos de rotina normais



Muitas famílias chegam ao consultório preocupadas com o desempenho escolar dos filhos. Isso porque, como bem sabemos, problemas oftalmológicos podem afetar diretamente o aprendizado, uma vez que a criança não consegue acompanhar o que escrito na lousa ou até mesmo no livro didático.

Elas ficam mais preocupadas ainda quando o exame oftalmológico padrão apresenta um resultado normal. No entanto, um novo estudo veio para acalmar um pouco as mamães. Ele aponta que crianças do ensino fundamental que lêem "abaixo do nível de ensino" podem ter dificuldades com a visão, mesmo que, em um primeiro momento, pareça tudo bem.

O que eles ressaltam no estudo é que nem sempre basta realizar apenas esse tipo de exame. Isso porque ele não inclui o teste de visão binocular (visão na qual ambos os olhos são usados em conjunto). Ou seja, seu filho ainda pode estar enfrentando outras dificuldades. Por exemplo, uma criança pode ver palavras na página, mas se tiver dificuldade para ler ou focar diretamente o olhar em palavras desta página, ela pode apresentar sintomas de cansaço visual, visão dupla ou fadiga após cinco ou 10 minutos.

Nesses casos é preciso investigar.

Anomalias da visão binocular

As anomalias da visão binocular são divididas em três categorias principais: acomodação, vergência e oculomotor - com os sintomas muitas vezes parecendo benignos ou mascarados como outros problemas.

Vamos à diferenciação de cada uma delas:

ACOMODAÇÃO: As crianças com problemas de acomodação têm dificuldade para se concentrar ou têm dificuldade em mudar seu foco de uma distância para outra.

VERGÊNCIA: Nesses casos é comum que a criança tenha dificuldade em realizar os movimentos oculares geralmente necessários para a leitura (direita/esquerda).

OCULOMOTOR: Crianças com problemas oculomotores têm problemas com rastreamento ocular e podem se perder durante a leitura.

Então se você tem criança em casa e ela tem apresentado dificuldades, essa é a hora de procurar um profissional e realizar um exame completo e detalhado da condição ocular do seu filho! Nada melhor do que fazer isso com alguém de confiança, não é?

Conheça mais sobre a oftalmologia pediátrica.

Fonte: Lisa W, et al. Visual and binocular status in elementary school children with a reading problem. Journal of Optometry, 2018

20 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves