Dicas pra cuidar dos olhos no verão



Nesta época os termômetros batem temperaturas quase escaldantes, não é mesmo? Para lidar com tanto calor acabamos recorrendo a um pulo na piscina, um dia na praia, ou até mesmo em casa, em frente ao ventilador e ar condicionado.

Esse pode parecer o cenário de um dia perfeito de verão, mas a verdade é que mesmo essas práticas corriqueiras e banais, demandam um certo cuidado com a saúde dos olhos. Entenda mais sobre principais doenças que afetam nossos olhos no verão e saiba prevení-las:

Conjuntivite e alergias

No verão acabamos frequentando muitos lugares compartilhados, como piscina, mar e até mesmo ambientes cheios de pessoas. O perigo para a saúde dos olhos está no fato de que esse é o cenário ideal para a proliferação de microorganismos que, em contato com os olhos, irritam e causam infecções como a conjuntivite.

Como muita gente já conhece, a conjuntivite é um problema que atinge a membrana que reveste a parte externa do globo ocular, mais do que aquele olho inchado e cheio de secreção, ela costuma causar ardência, vermelhidão, lacrimejamento excessivo, sensibilidade exagerada à luz e sensação de areia nos olhos.

Por isso, a dica para quem vai curtir as férias de verão na piscina ou em qualquer outro ambiente compartilhado é: lembre-se de higienizar as mãos frequentemente e evitar levá-las aos olhos. O cuidado deve ser ainda maior com as crianças.

Pterígio

Você pode até não conhecer pelo nome pterígio, mas certamente já ouviu alguém falando sobre uma certa “carne no olho”. Pois é, este problema é resultado de anos de exposição ao sol e poeira, e caracteriza-se pela formação de uma membrana fibrovascular vermelha que costuma aparecer no canto dos olhos e partir em direção à córnea.

Muitas vezes pode passar despercebido no início, já que, em alguns casos, não há sintomas. Entretanto, com o passar do tempo, o quadro pode se agravar e causar vermelhidão, ardência, coceira, embaçamento visual e alterações no formato da córnea que levam ao astigmatismo.

Para quem quer garantir a saúde dos olhos a longo prazo a dica para prevenir é: óculos de sol!

Tumor nas pálpebras

Não se engane, não é um exagero falar sobre câncer nas pálpebras como um problema do verão, ainda que seja muito mais que isso, um problema desencadeado por um comportamento de risco a longo prazo.

Para se ter uma ideia, a exposição ao sol é um dos principais fatores que levam ao câncer de pele nas pálpebras, correspondente a 10% dos tumores de pele do tipo mais comum, e essa é uma região ignorada pela maioria das pessoas.

Por isso, a dica de ouro é prevenção: tomando cuidado extra para se assegurar que os olhos também sejam lembrados na hora de aplicar o protetor solar (com cuidado para não escorrer produto para dentro dos mesmo) e, novamente, usando óculos solar!

Olho seco

Com a chegada do verão tendemos a passar longos períodos expostos ao sol, muitas vezes sem proteção, e passamos muito tempo em ambientes com ar condicionado e ventilador. Essa rotina que pode parecer inofensiva, na verdade, são fatores que podem trazer complicações para os olhos.

Isso porque esse fatores prejudicam a produção e a qualidade das lágrimas produzidas pelos nosso olhos para mantê-los hidratados, comprometendo a lubrificação dos olhos e favorecendo o surgimento de infecções e sintomas de irritação, como ardência, vermelhidão e coceira.

A dica já fica implícita, né? Ter atenção a esses fatores e, em caso de identificação dos sintomas, buscar um oftalmologista para decidir se é viável o uso de colírios com lágrimas artificiais.

Além disso, o que cabe em todas as situações é: consultar um oftalmologista regularmente. Além de promover ações preventivas, um médico pode te ajudar a tratar qualquer desconforto decorrente do sol, água, vento e poeira do verão. __ Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Harry Pratt, et. al. UV imaging reveals facial areas that are prone to skin cancer are disproportionately missed during sunscreen application. PLoS ONE 12(10): e0185297. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0185297

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves