Entrou um cisco no olho do seu filho?



Mãe se preocupa até mesmo com coisas pequenas, inclusive CISCOS.

Eles podem causar muito incômodo, porque existem muitas terminações nervosas no olho e, por isso, por mais pequeno que seja, ele acaba parecendo um grande corpo estranho dentro do globo ocular.

Ainda que na maior parte das vezes não haja necessidade para desespero, em outros essa preocupação é justificável. Mas para que você não precise “arrancar os cabelos” toda vez que os pequenos voltarem correndo reclamando que entrou areia nos olhos enquanto brincavam no parquinho ou qualquer situação semelhante, te explico como cuidar dos olhos deles:

1 Se o cisco se alojar na pálpebra inferior, basta usar um cotonete ou um lenço limpo para, delicadamente, removê-lo.

2 Quando o corpo estranho está localizado debaixo da pálpebra superior, o desconforto é maior, costuma haver muita dor, lacrimejamento, vermelhidão no olho e dificuldade em olhar para a luz. Esse corpo estranho também pode ser removido com um cotonete, porém, nesse caso, é necessário dobrar a pálpebra para cima.

3 Ainda que o próprio olho produza lagrimas para lubrificar o olho e expulsar o cisco, é possível usar soro fisiológico para ajudar, caso você não consiga usar o cotonete.

4 Caso o cisco esteja na parte colorida do olho, o melhor a se fazer é buscar ajuda médica! Os machucados na córnea são muito perigosos, pois podem afetar a visão de forma permanente. a criança deve ser encaminhada para avaliação médica com o olho fechado e protegido por gaze ou pano limpo, sem ser pressionado, mas de maneira a impedir o piscamento.

Vale lembrar que para evitar outras complicações, as mãos devem ser devidamente higienizadas antes de qualquer contato com os olhos e que a criança não deve coçar os olhos (nem você). Isso porque há chances de o movimento causar arranhões na córnea, e como citei anteriormente, eles são preocupantes.

Caso a vermelhidão e coceira persistam, procure ajuda médica.

Para que vocês, juntos, possam entender melhor como o mecanismo de defesa dos olhos contra corpos estranhos funciona, selecionei esse vídeo bem didático, confira:



644 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves