Exfoliar o rosto pode machucar os olhos?



Se você mantém uma rotina de skincare regrada, deve fazer uso de esfoliante, pelo menos, a cada 15 dias (a depender do seu tipo de pele), certo? Mas você sabia que é fundamental ter um cuidado extra para evitar que as microesferas esfoliantes entrem em contato com os olhos?

Pois é, isso - em teoria - está em todas as embalagens, mas em um segundo de descuido pode acontecer de uma partícula esfoliante escorregar para os olhos e aí mora o perigo: muitas vezes essas bolinhas coloridas presentes nesses produtos são microesferas de polietileno, e são mais conhecidas como microplásticos que - além de altamente poluentes e que contaminam as águas de mares, rios e lagos - podem arranhar sua córnea, a superfície clara e em forma de cúpula que cobre a frente do olho.

Mas não se engane, mesmo que você opte por produtos mais sustentáveis e naturais, os olhos continuam demandando o mesmo cuidado. A Academia Americana de Oftalmologia mostra que esfoliantes de damasco com pó de casca de noz, pedras-pomes, açúcar e borra de café também são vilões comuns nos consultórios médicos.

FIQUE ATENTA AOS SINTOMAS DE UMA ABRASÃO DA CÓRNEA:

  • Uma sensação de areia ou areia nos olhos;

  • Fazendo muitas lágrimas;

  • Vermelhidão dos olhos;

  • Visão embaçada;

  • Sensibilidade à luz;

COMO TRATAR

Apesar de a maioria das abrasões da córnea se curarem completamente sem um efeito permanente na visão, um arranhão mais profundo no olho pode causar cicatrizes na córnea ou, pior ainda, uma úlcera na córnea. Uma úlcera de córnea é uma ferida profunda que pode danificar permanentemente a visão e até causar cegueira se não for tratada. Por isso, em caso de qualquer sintoma citado anteriormente é FUNDAMENTAL buscar ajuda médica. Um oftalmologista poderá solicitar exames para avaliar a córnea e, de acordo com a extensão do problema, receitar o melhor tratamento.

COMO PREVENIR

A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que:

  • As mãos sejam lavadas antes de lavar o rosto. Isso evitará que a poeira e a sujeira entrem nos olhos;

  • Não esfregue o rosto seco. Isso pode ajudar a evitar escovar algo nos olhos;

  • Se um produto para cuidados com a pele entrar em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água limpa e fria;

  • Não esfregue os olhos. Esfregar pode arranhar a córnea.


Consulte um oftalmologista se os sintomas não desaparecerem ou continuarem piorando. Um oftalmologista pode ajudar a resolver o problema e ajudá-lo a tomar decisões seguras sobre seus produtos para a pele.

Fonte: American Academy of Ophthalmology

68 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves