O que é o Teste do Olhinho?



A avaliação dos olhos do seu bebê deve começar logo após o nascimento, com um exame primordial para que ele enxergue bem no futuro: o teste do olhinho. Ele é capaz de detectar qualquer alteração que venha a causar obstrução no eixo visual e possível cegueira.

Também chamado de teste do reflexo vermelho, o teste do olhinho é um procedimento rápido, seguro, indolor e de fácil execução que funciona com a emissão de uma luz e observação do reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo.

Entre os problemas oculares detectáveis pelo exame, destacam-se:

- Catarata congênita - Glaucoma congênito - Retinoblastoma (tumor ocular) - Retinopatia da prematuridade - Diferenças de grau entre os olhos - Hemorragias - Estrabismo

Muito além de um simples diagnóstico, o teste do olhinho é uma ferramenta para a qualidade de vida. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que existam aproximadamente 140.000 crianças com baixa visão e 35.000 cegas, e cerca de metade delas em função de causas evitáveis por tratamento e/ou prevenção. Quando as complicações acima são notadas precocemente, são maiores a chances de alcançar um tratamento eficaz com resultados positivos.

É importante lembrar que há a recomendação para que o pediatra realize o exame logo após o parto. Caso contrário, deve ser feito na primeira consulta de acompanhamento. Além disso, caso seja notada alguma irregularidade, um oftalmologista deve ser consultado imediatamente.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde 2010 o pagamento do teste do olhinho pelos planos de saúde é obrigatório, e alguns estados também exigem a realização do exame nos hospitais e maternidades públicas e privadas.

Mesmo que o teste não indique nenhuma irregularidade nos olhos do seu filho(a), é imprescindível fazer um acompanhamento oftalmológico com consulta, no mínimo, anual. Esse comportamento auxilia na manutenção da saúde ocular.

Procure um médico.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Sociedade Brasileira de Pediatria.


40 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves