Por que os olhos do bebê mudam de cor logo após o nascimento?



Quando um bebê chega à família, fica difícil segurar a ansiedade dos papais e mamães para o momento em que eles vão andar, quando começarão a falar e, também, qual será a cor dos seus olhos. A resposta para esse último ponto chega antes, mas é definida por um processo não muito simples.

A cor dos nossos olhos é influenciada pela quantidade de melanina na íris, a região colorida. Durante a gestação, quando o bebê ainda está no útero, há pouca ou nenhuma produção desse pigmento, o que faz com que as crianças tenham tendência em nascer com os olhos azuis ou bem mais claros.

Ao nascer, a luz natural passa a ser o principal estimulante para a produção de melanina, o que explica o fato dos olhos dos bebês mudarem de cor. Nessa fase, que vai normalmente dos seis aos nove meses de idade, os olhos podem escurecer e atingir as tonalidades que conhecemos atualmente. Com 12 meses, a maioria das crianças terá a cor dos olhos definitiva.

Vale a pena lembrar que há um limite de produção desse pigmento nos olhos, pois o DNA herdado pelas crianças determina a quantidade de melanina que o organismo poderá acumular.

Em alguns casos, a criança já nasce com os olhos castanhos, o que significa que ela já acumulou a quantidade certa de melanina determinada pela genética. Nessas situações não ocorre nenhuma mudança com o tempo.

Qual será a cor dos olhos do meu bebê?

Como mencionei anteriormente, este é não é um processo tão simples. Mesmo que, por exemplo, pai e mãe tenham olhos castanhos, isso não significa que, necessariamente, o bebê também terá olhos castanhos. Isso ocorre porque são diversos os genes que atuam na delimitação das cores dos olhos. Para se ter uma ideia, os olhos dos avós também influenciam muito.

Na imagem abaixo, é possível identificar, com base na cor dos olhos dos pais, quais são as chances aproximadas dos olhos do seu bebê apresentarem determinada cor.

Reforçando: esta não é uma calculadora exata. Nosso organismo é incrível e pode nos surpreender!


Para que o seu filho possa crescer com olhos lindos E SAUDÁVEIS, as consultas com um oftalmologista não podem ficar de lado. Procure um médico.

Fonte: Revista Pais&Filhos

0 visualização

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves