Problemas de visão podem atrapalhar o desempenho escolar


Seu filho tem tido um desempenho escolar abaixo do esperado, nos últimos tempos apresenta-se desinteressado por leituras ou muito disperso?

Pois é, essa é uma queixa comum a muitas famílias e o diagnóstico pode ter diferentes abordagens. Por isso, se você respondeu sim a essas primeiras questões, eu tenho outras perguntas para direcionar a sua observação diante da situação dos pequenos: eles se aproximam muito dos livros, da lousa ou da televisão para enxergarem melhor ou costumam apertar os olhos para ver com nitidez?

Se a resposta também for “sim” para essas questões, saiba que, provavelmente, não se trata de mero desinteresse, mas sim de uma condição oftalmológica.

Essa avaliação dos pais é importante para ajudar o pediatra no diagnóstico e encaminhamento a outros profissionais, já que dificuldades de aprendizado na escola podem ter uma causa visual, mas também podem corresponder a déficit auditivo, problemas psicológicos ou emocionais e condições como dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

E por falar desse último, os resultados de uma grande pesquisa com 75.000 crianças sugerem um aumento do risco de TDAH entre crianças com problemas de visão que não são corrigíveis com óculos ou lentes de contato, como daltonismo ou olho preguiçoso, em relação a outras crianças.

Mas o estudo não sugere que um problema seja a causa do outro, apenas sugere que ambos podem estar relacionados. Afinal de contas, a criança pode nem perceber que não está enxergando bem, o que atrapalha a sua concentração, foco e aprendizado.

Por enquanto, os pesquisadores da Universidade do Alabama não podem dizer se essa é apenas uma relação casual e o tema vai demandar outras pesquisas. Por isso, o que indicam é que, primeiramente, os pais levem a criança ao oftalmologista e veja se isso resolve o problema. Dessa forma as crianças com deficiência visual podem ser monitoradas quanto a sinais e sintomas de TDAH, para que esse duplo comprometimento da visão e da atenção possa ser melhor abordado.

Fonte: University of Alabama at Birmingham. "Link between ADHD, vision impairment in children." ScienceDaily. ScienceDaily, 25 February 2016. .

10 visualizações

Atendimento

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 18h00

8h00 às 12h00

Fechado

Instagram

Facebook

©  2020 Todos os direitos reservados à  Dra. Letícia Naves