Tratamento inovador para olho seco

O QUE É OLHO SECO

Trata-se de uma doença ocular crônica caracterizada por uma diminuição da produção de lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes.

A pouca quantidade ou má qualidade de lágrima pode ter relação com fatores externos, como a exposição a determinadas condições do meio ambiente como poluição, poeira, ar seco, baixa umidade do ar e lugares fechados com aparelhos de ar-condicionado.

Curiosidade: estima-se que, no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas convivam com a essa doença.

Quem convive com o problema costuma relatar:

• ardor;

• irritação;

• sensação de areia nos olhos;

• dificuldades para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador;

• olhos embaçados ao final do dia;

• coceira;

• vermelhidão;

• lacrimejo excessivo;

• sensibilidade à luz.

COMO TRATAR

Antes de investir em qualquer tratamento é fundamental se consultar com um oftalmologista. Somente um profissional será capaz de analisar detalhadamente cada casa, avaliando se o olho seco é resultado de fatores ambientais ou consequência de outras doenças oculares.

Para escolher o melhor tratamento o oftalmologista realizará o diagnóstico clínico detalhado e o teste de osmolaridade lacrimal. Diante do diagnóstico confirmado as medidas de tratamento da doença podem variar. Em geral, os tratamentos incluem uso de lubrificantes sob prescrição médica, ingestão de antioxidantes como óleo de linhaça e boa hidratação, além da preservação da lágrima por meio da higiene ocular.

Como citado anteriormente, os cuidados com a alimentação e hidratação do corpo são indispensáveis, mas, em alguns casos podemos recorrer a um tratamento inovador: o uso de luz pulsada!

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO COM LUZ PULSADA?

Bom, primeiramente, vamos entender o que é a luz pulsada. Nada mais é do que uma tecnologia que emite feixes de luzes policromáticas e não colimada (em várias direções). Ou seja, são luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.

Falando especificamente do seu uso no tratamento do ressecamento dos olhos, o equipamento tem a função de emitir luz pulsada policromática sobre as glândulas de meibômio – responsáveis pela produção de lipídios e proteínas da lágrima – inativas ou obstruídas do paciente. Ao receber esses estímulos, as glândulas voltam a funcionar entregando lipídios e proteínas ao filme lacrimal, evitando que ele se evapore.

O melhor de tudo? Esse tratamento é indolor e cada sessão dura menos de 5 minutos.

Se você ficou interessado(a) nessa nova tecnologia capaz de melhorar não apenas seu conforto ocular, mas também a adaptação para uso de lentes de contato e reduzir a vermelhidão dos olhos e a necessidade diária de colírios ou lubrificantes, saiba que você precisará de apenas de três ou quatro sessões e uma, a cada 12 meses, uma sessão de controle.

Em geral, a melhora na qualidade da lágrima pode ser sentida imediatamente, mas começa a ser melhor percebida a partir da segunda aplicação. o efeito do tratamento é cumulativo.

Conte comigo para realização desse tratamento e muista outras soluções para seus olhos ;)